Aprenda a identificar os golpes mais comuns e melhores práticas de segurança da informação.

Fique por dentro de dicas e melhores práticas de Segurança da Informação para o seu dia a dia!

SEGURANÇA

Como identificar um site seguro

Fique atualizado!

Atenção aos links

 O que é um antivírus? 

Bloqueio do computador quando não estiver próximo a ele 

Atualização do sistema operacional 

Tenha uma senha forte

Conheça os golpes mais comunse saiba o que fazer para se proteger

GOLPE

Máquina Quebrada 

Troca de Cartão

Falsa Central e Golpe do WhatsApp

Golpe do Appde Relacionamento

Venda on-line

de veículos

FIQUE ATUALIZADO!

O que é?

Mantenha seu computador com todas as atualizações do sistema operacional e de segurança. 

Estas atualizações protegem você de vulnerabilidades e problemas de segurança. 

Como se proteger?

Recomendamos que ative as atualizações automáticas no seu computador através do menu iniciar -> pesquise e abra configurações -> pesquise por Windows Update -> clique em Verificar se há atualizações"

ATENÇÃO AOS LINKS

O que é?

Fique atento! Atacantes podem usar mensagens de texto, mensagens de WhatsApp ou demais 

redes sociais, e-mails, etc, para enviar um link malicioso. 

Como se proteger?

Se não conhece o remetente, na dúvida, não clique! 

COMO IDENTIFICAR UM SITE SEGURO

O que é?

Um site seguro é aquele que protege as informações pessoais e financeiras dos usuários que o acessam e isso 

é possível através do uso de tecnologias de segurança. Uma dica breve de como identificar um site seguro, 

é procurando um cadeado na barra do navegador, antes do site. 

Como se proteger?

Este cadeado garante que o site possui certificado e a conexão é segura, mantendo assim seus dados protegidos! 

O QUE É UM ANTIVÍRUS?

O que é?

A utilização de ferramentas de antivírus é fundamental para garantir a segurança do seu computador ou do seu dispositivo móvel. Essas ferramentas são responsáveis por identificar e remover programas maliciosos e vírus em geral, que podem comprometer a segurança do seu sistema e dos seus arquivos. Em seu computador, você pode utilizar o antivírus nativo do sistema operacional Windows ou buscar outras opções no mercado e em seu dispositivo móvel, busque opções no mercado específicas para smartphones.

Como se proteger?

Não deixe de utilizar este importante mecanismo de segurança! 

BLOQUEIO DO COMPUTADOR QUANDO NÃO ESTIVER PRÓXIMO A ELE

O que é?

O bloqueio do computador quando não estiver próximo a ele é uma medida de segurança importante para proteger seus dados pessoais e informações confidenciais de acessos não autorizados. 

Como se proteger?

Essa prática é recomendada principalmente em ambientes de trabalho, onde outras pessoas podem ter acesso ao seu computador. 

ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL

O que é?

A atualização do sistema operacional é uma prática importante para garantir a segurança e o desempenho do seu computador e dispositivo móveis como celular, tablet etc. As atualizações são disponibilizadas pelos fabricantes do sistema operacional e geralmente incluem correções de falhas de segurança, melhorias de desempenho e novos recursos. Ao manter o sistema operacional atualizado, você garante que as falhas de segurança conhecidas sejam corrigidas, evitando que hackers e programas maliciosos explorem essas vulnerabilidades para acessar o seu sistema e roubar informações pessoais. 

Como se proteger?

Além disso, as atualizações também podem melhorar a estabilidade e o desempenho do sistema, garantindo uma melhor experiência de uso. 

TENHA UMA SENHA FORTE


Algumas pessoas acreditam que uma senha forte é uma senha complexa e longa, entretanto esse tipo de senha acaba gerando o comportamento indevido de anotação da senha em locais de fácil acesso ou utilização em diversos sistemas. 


Como se proteger?

  • Habitue-se a trocar senhas numéricas mais curtas, como as utilizadas em cartões, periodicamente
  • Para deixar sua senha numérica ainda mais segura, evite usar:

                - Números de documentos, placas de carros ou de telefone;

                - Datas de aniversário;

                - Sequência numérica (Ex.: 12345);

                - A mesma senha de outro app;

                - A mesma senha para o login e para a sua assinatura eletrônica no App XP.

Top 10 dicas para se proteger contra os golpes


• Ative a Biometria;

• Ative a Geolocalização;

• Configure e ajuste a privacidade de suas redes sociais;

• Ative a “autenticação de dois fatores” do seu celular e do seu WhatsApp;

• Cadastre senhas seguras e exclusivas em seus dispositivos;

• Anote o código IMEI do celular num local seguro para bloqueio em casos de roubo, furto ou perda;

• Habilite o rastreio do celular para conseguir apagar dados do aparelho e localizá-lo remotamente;

• Altere a senha PIN do chip do seu celular e ative o bloqueio dele;

• Não deixe senhas bancárias e de seu e-mail salvas no seu dispositivo;

• Não deixe fotos de documentos salvas em seu e-mail e dispositivo.

SEQUESTRO E ESTELIONATO POR APPS DE RELACIONAMENTOS

O que é?

O match entre o distanciamento social provocado pela pandemia e a facilidade das transações virtuais na internet provocou uma explosão no número de golpes aplicados por meio de aplicativos de relacionamentos no último ano. Os crimes praticados vão desde perseguições à ameaças. Todos eles, porém, contam com o mesmo facilitador: as plataformas virtuais que ajudam a promover encontros para relacionamentos.

Como se proteger?

Antes de se deslocar até o local do encontro, compartilhe sua localização em tempo real com alguém de sua confiança;

Ative seu GPS nas plataformas de Instituições financeiras;

Verifique através do "google maps" a região para qual 

está se dirigindo;

Antes de marcar o encontro, façam chamadas de vídeos para confrontar a pessoa que está do outro lado com a foto das redes sociais;

Pós-Golpe

Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que desconhece o PIX/TED realizado.

Faça um Boletim de Ocorrência

on-line ou presencialmente

Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 4935-2720

Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4003-3710 l Demais localidades 0800-880-37101 

• Clientes no exterior +55 11 4935-2701 

SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800-772-0202

MÁQUINA QUEBRADA

O que é?

O fraudador diz ao cliente na hora do pagamento, seja de um delivery ou de um serviço, que o visor da máquina está quebrado. Ele se aproveita disto para digitar um valor diferente do que deveria ser cobrado e ao pagar, o cliente não irá enxergar o valor e irá confirmar a transação.

Como se proteger?

Verifique se o valor da compra está correto. Caso contrário, não conclua a transação

TROCA DE CARTÃO

O que é?

Para a troca de cartão, o cliente entrega o cartão na mão do golpista/fraudador, que insere na máquina e observa atentamente a digitação da senha. Ao devolver o cartão, o golpista troca o cartão por um outro semelhante.

Como se proteger?

Não deixe que vejam os dados do seu cartão ou senha ao digitar na maquininha

NUNCA entregue seu cartão a desconhecidos no momento de uma compra

Confira o seu nome no cartão após a realização da compra.

FALSA CENTRAL DE ATENDIMENTO
VIA WHATSAPP


O fraudador entra em contato se passando pelo atendimento ao cliente e argumenta de que há alguma pendência de atualização cadastral. Na sequência, pede a confirmação ou atualização do número de telefone. Então é pedido ao cliente que seja informado o código de segurança que foi enviado via SMS e, a partir disso, o golpista consegue redefinir a senha.


Como se proteger?

Sempre confirme se o número de WhatsApp é verificado


Jamais passe informações ou códigos de segurança

Nós não solicitaremos atualização cadastral por WhatsApp. Acesse o app para atualizar seus dados com segurança.

GOLPE DO WHATSAPP

O que é?


No Whatsapp, as formas mais comuns de golpe são:

Ativação da conta em outro dispositivo:

Os golpistas conseguem o código de recuperação do aplicativo por meio de engenharia social e ativam o acesso à conta em outro aparelho, tendo acesso à sua lista telefônica e se passará por você para solicitar dinheiro aos seus contatos.

Como se proteger?

Habilite no WhatsApp a verificação em 2 etapas em Configurações > conta > verificação em duas etapas para definir uma senha

Ao receber um pedido de envio de dinheiro, confirme com a pessoa por ligação ou vídeochamada

Ajuste a privacidade da sua foto de perfil no WhatsApp, para que seja vista apenas por seus contatos salvos

Não compartilhe tokens, senhas e códigos de segurança em contatos via chat, whatsapp e telefone

Pós-Golpe

Entre em contato com a nossa central

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ROUBO DE CELULAR

Como se proteger?

Ative o bloqueio temporário da tela utilizando o tempo mínimo - exemplo, 30 segundos para bloquear a tela

Tenha o código IMEI do seu aparelho anotado em algum lugar seguro. 

O IMEI é obrigatório para que a operadora consiga bloquear o aparelho roubado.

Crie senhas longas e fortes para seu dispositivo. A senha deve conter números, letras e caracteres especiais.

Desative a função “Preencher Senha" e verifique o status das “Recomendações de Segurança”

Faça o Boletim de Ocorrência – BO

Em caso de perda ou roubo, entre em contato com banco(s) para bloquear cartões e operadora para bloquear o chip

Pós-Golpe

Faça um Boletim 

de Ocorrência on-line 

ou presencialmente

Bloqueie sua conta entrando em contato com a nossa central de atendimento 

ou acessando o portal www.xpi.com.br.

Troque a senha 

do seu e-mail

Entre em contato com banco(s) para bloquear cartões e operadora para bloquear o chip

Bloqueie o seu celular remotamente

Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 4935-2720

Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4003-3710 l Demais localidades 0800-880-37101 

• Clientes no exterior +55 11 4935-2701 

SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800-772-0202

BRINDE FALSO

O que é?

Fraudador se passa por empresa que oferece brinde e, em troca, pede foto de rosto e documentos. Com isso em mãos, fazem financiamentos e compras em nome da vítima.

Como se proteger?

Não compartilhe dados pessoais e bancários com desconhecidos, muito menos imagens

Confirme qualquer promoção e distribuição de brindes pelo canal oficial da empresa antes de qualquer contato com um possível representante. Se você não se inscreveu em nenhuma promoção, dificilmente irão te contatar.

PHISHING

O que é?

Fraudadores usam páginas falsas e promessas de ganhos fáceis e rápidos, geralmente financeiros 

para chamar a atenção. Ao clicar nos links e preencher formulários, seus dados são capturados e podem ser usados pelos fraudadores para abertura de contas falsas, contratação de crédito, entre outros serviços..

Como se proteger?

Troque senhas sempre 

que possível e evite utilizar a mesma senha em sites distintos


Verifique a origem das mensagens recebidas antes 

de clicar, olhando o e-mail 

remetente 


Confirme qualquer solicitação por canais oficiais das empresas antes de atendê-la

Desconfie de promessas absurdas. Descontos grandes ou ganhos irreais não existem



Ao comprar online, verifique se o site é seguro e se o link está correto

Como se proteger?

Habilite a verificação em duas etapas no WhatsApp, e-mail e redes sociais. Os códigos de recuperação geralmente chegam por SMS, facilitando o acesso do fraudador aos aplicativos.

Ative os códigos PIN e PUK do seu chip para criar uma última linha de defesa do chip

Caso seja possível, evite utilizar os códigos de recuperação por SMS.

CLONAGEM DO CHIP (SIM SWAP)

O que é?

O fraudador ativa o número do seu celular em outro chip, fazendo com que você perca o sinal do seu celular. Com isso, o criminoso pode ter acesso à e-mails, facilitando a entrada nas contas de aplicativos.

LIGAÇÃO OU SMS DO SEU BANCO

O que é?

O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um funcionário do banco informando que precisa confirmar uma transação, que sua conta foi fraudada ou está com algum problema e solicita dados pessoais e bancários, incluindo senhas, com a promessa de que solucionará o problema. Há casos também onde o fraudador pode enviar um SMS solicitando a confirmação de uma compra e pedindo para entrar em contato por um número de telefone iniciado por "0800". Neste contato, ele irá solicitar dados de segurança para conseguir aplicar o golpe e retirar recursos financeiros da sua conta. Também é possível que o fraudador consiga te ligar de um número oficial do banco, por uma tecnologia chamada Spoofing.

Como se proteger?

Não compartilhe códigos de segurança, tokens 

e senhas por contato telefônico

Confirme qualquer solicitação por canais oficiais 

das empresas antes de atendê-la

Não é uma prática dos bancos ligar para os clientes solicitando dados do cartão (número completo, código de segurança e data de validade), bem como dados de autenticação para realização de transferências financeiras.

Alguns exemplos:

- Você recebeu uma ligação ou SMS sobre uma ativação de token que você não reconhece, solicitando contato em uma central de atendimento diferente dos canais oficiais da XP.
- Você recebeu uma ligação ou mensagem sobre fraude na sua conta, solicitando dados pessoais, de acesso à conta ou do seu cartão para confirmação de fraude?
- Ou recebeu ligação, SMS ou e-mail solicitando a instalação de um aplicativo para verificação de segurança no seu celular?

Número oficial do whatsapp XP:  + 55 11 4935-2720

O que é?

Os fraudadores estão atentos aos comportamentos de compras das vítimas. Em posse de dados de contato, como telefone e e-mail, utilizam esses canais para enviar cobranças, normalmente com frases indicando que o pagamento, de alguma conta ou boleto,

está em atraso, o que gera preocupação de negativação do CPF/CNPJ por parte do cliente.

PAGAMENTO ONLINE DE BOLETO, TRANSFERÊNCIAS OU PIX

Como se proteger?

Sempre confira os números  do código de barras e o beneficiário do boleto

Desconfie de mensagens que falem em erro no Pix e pedindo novo depósito

Confira se as informações são verdadeiras e escritas de forma correta. Fraudadores costumam cometer erros de concordância e gramática.

Como se proteger?

Desconfie caso entrem em contato pedindo 

o cartão e não passe seus dados de retirada



Nunca entregue seu cartão a desconhecidos. Nós nunca iremos retirar um cartão em sua casa.

Jamais compartilhe dados pessoais e bancários assim como a senha do seu cartão.

Nunca desbloqueie seu cartão antes de recebê-lo

FALSO MOTOBOY

O que é?

O fraudador entra em contato e diz ser do banco ou administradora do cartão de crédito e faz a coleta do plástico para suposta perícia.


EXTRAVIO DE CARTÃO

O que é?

A correspondência que contém seu cartão é interceptada por fraudadores e furtada. Depois, é feito um contato se passando pelo banco com a finalidade de obter a senha do cartão.

Como se proteger?

Nunca desbloqueie seu cartão físico antes de recebê-lo


Não compartilhe a senha do cartão com desconhecidos


Caso entrem em contato alegando fraude ou defeito, não forneça informações sobre o cartão, desligue a ligação e ligue imediatamente para o número de telefone da central de atendimento XP, que consta no verso do cartão.

GOLPE ACESSO REMOTO

O que é?

O fraudador se passa por um funcionário da instituição financeira e argumenta com o cliente que foi encontrada uma vulnerabilidade na conta e que é necessário acessar o dispositivo remotamente para para verificá-lo.


Na sequência, o cliente é orientado a instalar um aplicativo de acesso remoto e, a partir deste momento, o fraudador irá acessar a conta do cliente e realizar transações.


Como se proteger?

A XP nunca irá solicitar acesso remoto ao seu smartphone ou computador para realizar investigação ou configuração do aplicativo


Caso receba uma solicitação suspeita, entre em contato com a gente em nossos canais oficiais.

Pós-Golpe

Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que recebeu uma solicitação suspeita

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BOLETO FALSO

O que é?

Os fraudadores geram um boleto falso em nome de alguma instituição, loja ou serviço prestado, onde o cliente tenha relacionamento, e entram em contato ou enviam por 

e-mail e SMS solicitando o pagamento.

Como se proteger?

Sempre verifique se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor a ser pago. Com exceção aos boletos de faturas de cartões de crédito, pois nestes casos o último campo poderá vir zerado.


Tente fazer a leitura do boleto com a câmera do seu celular ao invés de digitar. Boletos adulterados geralmente possuem leitura incompatível, obrigando o destinatário a inserir o seu código manualmente. 


Muitas empresas não costumam enviar boletos por e-mail. Caso receba, verifique no site da companhia se existem pendências em seu nome. Se houver, emita um novo boleto diretamente no site. 


O boleto falso pode apresentar erros que tendem a passar despercebidos. Sempre verifique com atenção os seus dados pessoais, e também veja se há erros ortográficos, muito comuns em comunicações criadas por fraudadores.

Pós-Golpe

Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que você pagou um boleto falso

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VENDA ON-LINE DE VEÍCULOS

O que é?

Acontece quando um golpista anuncia um veículo com valores até 30% abaixo da tabela Fipe. 

O comprador entra em contato com o anunciante e o fraudador pede um PIX para segurar o negócio 

ou agendar uma visita para negociar a venda.

Como se proteger?

Solicite a placa ou o RENAVAM e faça uma pesquisa no sistema do Detran


Jamais realize o pagamento antecipado sem ver o veículo presencialmente antes


Valide a ativação do anúncio junto a plataforma de venda

O ideal é que o primeiro contato seja feito por telefone e não por WhatsApp ou chat


Se recuse a fazer pagamentos em contas de terceiros. 

O pagamento sempre deve 

ser feito em nome do proprietário do veículo

Pós-Golpe

Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que desconhece o PIX/TED realizado.

Faça um Boletim de Ocorrência

on-line ou presencialmente

Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 4935-2720

Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4003-3710 l Demais localidades 0800-880-37101 

• Clientes no exterior +55 11 4935-2701 

SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800-772-0202

Veja algumas funcionalidades de segurança que a XP possui para elevar a barra contra fraudes.

Biometria

Geolocalização

Token

Proteger patrimônio 

no App XP

Limite de transações Pix e do seu Cartão 

de Crédito

Como cadastrar a biometria

A biometria valida as interações no aplicativo e site e também serve para autenticar suas transações financeiras.

No App:


1. No app xp, clique em "ver seu perfil";

2. Clique em configurações;

3. Em seguida clique em Segurança;


4. Biometria facial e siga os passos para cadastro da biometria.

No site:

1. Após o login, no canto superior direito da tela, clique em seu Nome; 


2. Clique em Dados Cadastrais; 


3. Em seguida, selecione “Biometria Facial"; 


4. Você pode selecionar pela Webcam do notebook ou clicar em QR Code, para utilizar a câmera do celular. 


Caso Selecione QR Code:


1. Abra a câmera do seu celular e aponte no QR CODE. 


2. Alguns celulares não possuem leitura de QR CODE instalado diretamente na câmera. Nesse caso, basta instalar no celular um aplicativo leitor de QR CODE e ler o código com ele. 


3. Siga as orientações da tela do seu celular e do computador. 


Como ativar a geolocalização

A geolocalização é importante para entendermos onde você mais transaciona e considerar essa informação para análises de risco.

Quando o cliente já possui o app instalado:


No iOS:


1. Nas configurações do celular, clicar em ajustes; 


2. Em seguida, em APP XP Investimentos; 


3.  Localização > Durante o uso do app. 


No Android:


1. No celular, clicar em configurações; 


2. Aplicativos > APP XP Investimentos;

3. Permissões > Ativar local.


Quando o cliente não tem o APP:

1. Instalar o APP XP Investimentos;  


2. Acessar com conta e senha > ativar o token; 


3. Em seguida o aplicativo vai perguntar se deseja compartilhar a localização;  


4. Colocar permitir e a ativação será feita.



Como ativar o token

O token é um segundo fator de autenticação que traz mais segurança durante sua interação no app e site XP.

1.Baixe o aplicativo XP Investimentos;


2. Abra o app e faça seu login. O aplicativo solicitará a ativação do token para prosseguir;

3. Confirme seu número de telefone; 


4. Insira o código de validação enviado por SMS. Caso esteja no exterior e está com um número do Brasil cadastrado, clique em “reenviar código” para recebe-lo por WhatsApp;

5. Pronto! Será solicitado uma ação do cliente em digitar o código somente em um acesso ao portal web.


6.Para utilizá-lo na web, clique na seção token no aplicativo. O número de validação será exibido. Só é possível obter o código do token no aplicativo XP Investimentos, pelo celular. 


Proteger patrimônio no App XP

Caso você queira desativar os seus investimentos do seu aplicativo, isso já é possível. É mais segurança e tranquilidade para você.

1. Acesse o site oficial da XP: www.xpi.com.br; 


2. Coloque o número da conta e a senha


3. Insira o token solicitado, que é gerado no app da XP. Você poderá acessar o token na tela de login, no canto superior esquerdo


4. Clique em Minha conta > Preferências de Privacidade > Ocultar informações de investimentos no App XP. Ao selecionar esta opção, você não visualizará seus investimento no app. Para reverter a ação e voltar a visualizar seus investimentos, siga o mesmo procedimento.

Ajuste de limite de Pix, TED e Cartão de Crédito:

Ajustar o seu limite aos seus padrões de gastos possibilita mais segurança.

Para ajustar o seu limite de transações pix, acesse o app xp e siga a rota: 

Conta > Pix > Meus limites Pix e configure os limites transacionais que atendam à sua necessidade.


Para cartões, acesse o app xp > cartão > configurações > Limite > Personalizar cálculo do limite dinâmico 

e configure seu limite com base nos seus gastos mensais.

Para TED, acesse: conta digital > configurações > meus limites > Ted e faça a configuração.


Importante: você pode solicitar a edição do limite sempre que quiser, na mesma rota.

> Acesse o portal XP via site, em: https://portal.xpi.com.br/

> Digite seu código de cliente e clique na opção que deseja bloquear

2.1 Bloquear conta e cartão (conta investimento + conta digital + cartão físico + cartão virtual)

2.2 Bloquear apenas as contas (investimento e conta digital)

2.3 Bloquear apenas o cartão (físico e virtual )


> Preencha os campos solicitados e finalize a solicitação com a sua senha de acesso.


Outras ações importantes que você pode fazer em seguida:

> Troque a senha do seu e-mail;

> Bloqueie seu celular remotamente;

> Fale com sua operadora;

> Faça um Boletim de Ocorrência;

PRECISA BLOQUEAR SUA CONTA OUSEU CARTÃO?

PROTEJA SEUS DADOS

Agora que você sabe que, quando o assunto 

é segurança, a XP tem tudo para ajudar você 

a proteger as suas informações. Compartilhe 

esse conteúdo para que mais pessoas possam 

se proteger contra golpes e fraudes.

POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

A política de segurança da informação visa garantir a proteção, a manutenção da privacidade, integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações de sua propriedade e/ou sob sua guarda, além de prevenir, detectar e reduzir a vulnerabilidade a incidentes relacionados com o ambiente cibernético, definindo as regras que representam, em nível estratégico, os princípios fundamentais incorporados pelo Grupo para o alcance dos objetivos de segurança da informação.

Fica disponível em nosso site em:
1. Acesse o link: https://www.xpi.com.br/compliance
2. Role até o final da página na seção "Como entregamos nossa visão de compliance"" e clique em Políticas Internas
3. Selecione a aba de Política de Segurança Cibernética


POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A privacidade de suas informações é de grande importância para nós, e temos como política respeitar a confidencialidade da informação e a privacidade das pessoas.


Fica disponível no link abaixo:
https://www.xpi.com.br/assets/documents/politica-de-privacidade.pdf