Aprenda a identificar os golpes mais comuns e melhores práticas de segurança da informação.
Fique por dentro de dicas e melhores práticas de Segurança da Informação para o seu dia a dia!
SEGURANÇA
Como identificar um site seguro
Fique atualizado!
Atenção aos links
O que é um antivírus?
Bloqueio do computador quando não estiver próximo a ele
Atualização do sistema operacional
Tenha uma senha forte
Conheça os golpes mais comunse saiba o que fazer para se proteger
GOLPE
Máquina Quebrada
Troca de Cartão
Falsa Central e Golpe do WhatsApp
Golpe do Appde Relacionamento
Venda on-line
de veículos
FIQUE ATUALIZADO!
O que é?
Mantenha seu computador com todas as atualizações do sistema operacional e de segurança.
Estas atualizações protegem você de vulnerabilidades e problemas de segurança.
Como se proteger?
Recomendamos que ative as atualizações automáticas no seu computador através do menu iniciar -> pesquise e abra configurações -> pesquise por Windows Update -> clique em Verificar se há atualizações"
ATENÇÃO AOS LINKS
O que é?
Fique atento! Atacantes podem usar mensagens de texto, mensagens de WhatsApp ou demais
redes sociais, e-mails, etc, para enviar um link malicioso.
Como se proteger?
Se não conhece o remetente, na dúvida, não clique!
COMO IDENTIFICAR UM SITE SEGURO
O que é?
Um site seguro é aquele que protege as informações pessoais e financeiras dos usuários que o acessam e isso
é possível através do uso de tecnologias de segurança. Uma dica breve de como identificar um site seguro,
é procurando um cadeado na barra do navegador, antes do site.
Como se proteger?
Este cadeado garante que o site possui certificado e a conexão é segura, mantendo assim seus dados protegidos!
O QUE É UM ANTIVÍRUS?
O que é?
A utilização de ferramentas de antivírus é fundamental para garantir a segurança do seu computador ou do seu dispositivo móvel. Essas ferramentas são responsáveis por identificar e remover programas maliciosos e vírus em geral, que podem comprometer a segurança do seu sistema e dos seus arquivos. Em seu computador, você pode utilizar o antivírus nativo do sistema operacional Windows ou buscar outras opções no mercado e em seu dispositivo móvel, busque opções no mercado específicas para smartphones.
Como se proteger?
Não deixe de utilizar este importante mecanismo de segurança!
BLOQUEIO DO COMPUTADOR QUANDO NÃO ESTIVER PRÓXIMO A ELE
O que é?
O bloqueio do computador quando não estiver próximo a ele é uma medida de segurança importante para proteger seus dados pessoais e informações confidenciais de acessos não autorizados.
Como se proteger?
Essa prática é recomendada principalmente em ambientes de trabalho, onde outras pessoas podem ter acesso ao seu computador.
ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL
O que é?
A atualização do sistema operacional é uma prática importante para garantir a segurança e o desempenho do seu computador e dispositivo móveis como celular, tablet etc. As atualizações são disponibilizadas pelos fabricantes do sistema operacional e geralmente incluem correções de falhas de segurança, melhorias de desempenho e novos recursos. Ao manter o sistema operacional atualizado, você garante que as falhas de segurança conhecidas sejam corrigidas, evitando que hackers e programas maliciosos explorem essas vulnerabilidades para acessar o seu sistema e roubar informações pessoais.
Como se proteger?
Além disso, as atualizações também podem melhorar a estabilidade e o desempenho do sistema, garantindo uma melhor experiência de uso.
TENHA UMA SENHA FORTE
Algumas pessoas acreditam que uma senha forte é uma senha complexa e longa, entretanto esse tipo de senha acaba gerando o comportamento indevido de anotação da senha em locais de fácil acesso ou utilização em diversos sistemas.
Como se proteger?
- Habitue-se a trocar senhas numéricas mais curtas, como as utilizadas em cartões, periodicamente
- Para deixar sua senha numérica ainda mais segura, evite usar:
- Números de documentos, placas de carros ou de telefone;
- Datas de aniversário;
- Sequência numérica (Ex.: 12345);
- A mesma senha de outro app;
- A mesma senha para o login e para a sua assinatura eletrônica no App XP.
Top 10 dicas para se proteger contra os golpes
• Ative a Biometria;
• Ative a Geolocalização;
• Configure e ajuste a privacidade de suas redes sociais;
• Ative a “autenticação de dois fatores” do seu celular e do seu WhatsApp;
• Cadastre senhas seguras e exclusivas em seus dispositivos;
• Anote o código IMEI do celular num local seguro para bloqueio em casos de roubo, furto ou perda;
• Habilite o rastreio do celular para conseguir apagar dados do aparelho e localizá-lo remotamente;
• Altere a senha PIN do chip do seu celular e ative o bloqueio dele;
• Não deixe senhas bancárias e de seu e-mail salvas no seu dispositivo;
• Não deixe fotos de documentos salvas em seu e-mail e dispositivo.
SEQUESTRO E ESTELIONATO POR APPS DE RELACIONAMENTOS
O que é?
O match entre o distanciamento social provocado pela pandemia e a facilidade das transações virtuais na internet provocou uma explosão no número de golpes aplicados por meio de aplicativos de relacionamentos no último ano. Os crimes praticados vão desde perseguições à ameaças. Todos eles, porém, contam com o mesmo facilitador: as plataformas virtuais que ajudam a promover encontros para relacionamentos.
Como se proteger?
Antes de se deslocar até o local do encontro, compartilhe sua localização em tempo real com alguém de sua confiança;
Ative seu GPS nas plataformas de Instituições financeiras;
Verifique através do "google maps" a região para qual
está se dirigindo;
Antes de marcar o encontro, façam chamadas de vídeos para confrontar a pessoa que está do outro lado com a foto das redes sociais;
Pós-Golpe
Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que desconhece o PIX/TED realizado.
Faça um Boletim de Ocorrência
on-line ou presencialmente
Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 4935-2720
Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4003-3710 l Demais localidades 0800-880-37101
• Clientes no exterior +55 11 4935-2701
SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800-772-0202
MÁQUINA QUEBRADA
O que é?
O fraudador diz ao cliente na hora do pagamento, seja de um delivery ou de um serviço, que o visor da máquina está quebrado. Ele se aproveita disto para digitar um valor diferente do que deveria ser cobrado e ao pagar, o cliente não irá enxergar o valor e irá confirmar a transação.
Como se proteger?
Verifique se o valor da compra está correto. Caso contrário, não conclua a transação
TROCA DE CARTÃO
O que é?
Para a troca de cartão, o cliente entrega o cartão na mão do golpista/fraudador, que insere na máquina e observa atentamente a digitação da senha. Ao devolver o cartão, o golpista troca o cartão por um outro semelhante.
Como se proteger?
Não deixe que vejam os dados do seu cartão ou senha ao digitar na maquininha
NUNCA entregue seu cartão a desconhecidos no momento de uma compra
Confira o seu nome no cartão após a realização da compra.
FALSA CENTRAL DE ATENDIMENTO
VIA WHATSAPP
O fraudador entra em contato se passando pelo atendimento ao cliente e argumenta de que há alguma pendência de atualização cadastral. Na sequência, pede a confirmação ou atualização do número de telefone. Então é pedido ao cliente que seja informado o código de segurança que foi enviado via SMS e, a partir disso, o golpista consegue redefinir a senha.
Como se proteger?
Sempre confirme se o número de WhatsApp é verificado
Jamais passe informações ou códigos de segurança
Nós não solicitaremos atualização cadastral por WhatsApp. Acesse o app para atualizar seus dados com segurança.
GOLPE DO WHATSAPP
O que é?
No Whatsapp, as formas mais comuns de golpe são:
Ativação da conta em outro dispositivo:
Os golpistas conseguem o código de recuperação do aplicativo por meio de engenharia social e ativam o acesso à conta em outro aparelho, tendo acesso à sua lista telefônica e se passará por você para solicitar dinheiro aos seus contatos.
Como se proteger?
Habilite no WhatsApp a verificação em 2 etapas em Configurações > conta > verificação em duas etapas para definir uma senha
Ao receber um pedido de envio de dinheiro, confirme com a pessoa por ligação ou vídeochamada
Ajuste a privacidade da sua foto de perfil no WhatsApp, para que seja vista apenas por seus contatos salvos
Não compartilhe tokens, senhas e códigos de segurança em contatos via chat, whatsapp e telefone
Pós-Golpe
Entre em contato com a nossa central
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Faça um Boletim de Ocorrência
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ROUBO DE CELULAR
Como se proteger?
Ative o bloqueio temporário da tela utilizando o tempo mínimo - exemplo, 30 segundos para bloquear a tela
Tenha o código IMEI do seu aparelho anotado em algum lugar seguro.
O IMEI é obrigatório para que a operadora consiga bloquear o aparelho roubado.
Crie senhas longas e fortes para seu dispositivo. A senha deve conter números, letras e caracteres especiais.
Desative a função “Preencher Senha" e verifique o status das “Recomendações de Segurança”
Faça o Boletim de Ocorrência – BO
Em caso de perda ou roubo, entre em contato com banco(s) para bloquear cartões e operadora para bloquear o chip
Pós-Golpe
Faça um Boletim
de Ocorrência on-line
ou presencialmente
Bloqueie sua conta entrando em contato com a nossa central de atendimento
ou acessando o portal www.xpi.com.br.
Troque a senha
do seu e-mail
Entre em contato com banco(s) para bloquear cartões e operadora para bloquear o chip
Bloqueie o seu celular remotamente
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Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4003-3710 l Demais localidades 0800-880-37101
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SAC - Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800-772-0202
BRINDE FALSO
O que é?
Fraudador se passa por empresa que oferece brinde e, em troca, pede foto de rosto e documentos. Com isso em mãos, fazem financiamentos e compras em nome da vítima.
Como se proteger?
Não compartilhe dados pessoais e bancários com desconhecidos, muito menos imagens
Confirme qualquer promoção e distribuição de brindes pelo canal oficial da empresa antes de qualquer contato com um possível representante. Se você não se inscreveu em nenhuma promoção, dificilmente irão te contatar.
PHISHING
O que é?
Fraudadores usam páginas falsas e promessas de ganhos fáceis e rápidos, geralmente financeiros
para chamar a atenção. Ao clicar nos links e preencher formulários, seus dados são capturados e podem ser usados pelos fraudadores para abertura de contas falsas, contratação de crédito, entre outros serviços..
Como se proteger?
Troque senhas sempre
que possível e evite utilizar a mesma senha em sites distintos
Verifique a origem das mensagens recebidas antes
de clicar, olhando o e-mail
remetente
Confirme qualquer solicitação por canais oficiais das empresas antes de atendê-la
Desconfie de promessas absurdas. Descontos grandes ou ganhos irreais não existem
Ao comprar online, verifique se o site é seguro e se o link está correto
Como se proteger?
Habilite a verificação em duas etapas no WhatsApp, e-mail e redes sociais. Os códigos de recuperação geralmente chegam por SMS, facilitando o acesso do fraudador aos aplicativos.
Ative os códigos PIN e PUK do seu chip para criar uma última linha de defesa do chip
Caso seja possível, evite utilizar os códigos de recuperação por SMS.
CLONAGEM DO CHIP (SIM SWAP)
O que é?
O fraudador ativa o número do seu celular em outro chip, fazendo com que você perca o sinal do seu celular. Com isso, o criminoso pode ter acesso à e-mails, facilitando a entrada nas contas de aplicativos.
LIGAÇÃO OU SMS DO SEU BANCO
O que é?
O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um funcionário do banco informando que precisa confirmar uma transação, que sua conta foi fraudada ou está com algum problema e solicita dados pessoais e bancários, incluindo senhas, com a promessa de que solucionará o problema. Há casos também onde o fraudador pode enviar um SMS solicitando a confirmação de uma compra e pedindo para entrar em contato por um número de telefone iniciado por "0800". Neste contato, ele irá solicitar dados de segurança para conseguir aplicar o golpe e retirar recursos financeiros da sua conta. Também é possível que o fraudador consiga te ligar de um número oficial do banco, por uma tecnologia chamada Spoofing.
Como se proteger?
Não compartilhe códigos de segurança, tokens
e senhas por contato telefônico
Confirme qualquer solicitação por canais oficiais
das empresas antes de atendê-la
Não é uma prática dos bancos ligar para os clientes solicitando dados do cartão (número completo, código de segurança e data de validade), bem como dados de autenticação para realização de transferências financeiras.
Alguns exemplos:
- Você recebeu uma ligação ou SMS sobre uma ativação de token que você não reconhece, solicitando contato em uma central de atendimento diferente dos canais oficiais da XP.
- Você recebeu uma ligação ou mensagem sobre fraude na sua conta, solicitando dados pessoais, de acesso à conta ou do seu cartão para confirmação de fraude?
- Ou recebeu ligação, SMS ou e-mail solicitando a instalação de um aplicativo para verificação de segurança no seu celular?
Número oficial do whatsapp XP: + 55 11 4935-2720
O que é?
Os fraudadores estão atentos aos comportamentos de compras das vítimas. Em posse de dados de contato, como telefone e e-mail, utilizam esses canais para enviar cobranças, normalmente com frases indicando que o pagamento, de alguma conta ou boleto,
está em atraso, o que gera preocupação de negativação do CPF/CNPJ por parte do cliente.
PAGAMENTO ONLINE DE BOLETO, TRANSFERÊNCIAS OU PIX
Como se proteger?
Sempre confira os números do código de barras e o beneficiário do boleto
Desconfie de mensagens que falem em erro no Pix e pedindo novo depósito
Confira se as informações são verdadeiras e escritas de forma correta. Fraudadores costumam cometer erros de concordância e gramática.
Como se proteger?
Desconfie caso entrem em contato pedindo
o cartão e não passe seus dados de retirada
Nunca entregue seu cartão a desconhecidos. Nós nunca iremos retirar um cartão em sua casa.
Jamais compartilhe dados pessoais e bancários assim como a senha do seu cartão.
Nunca desbloqueie seu cartão antes de recebê-lo
FALSO MOTOBOY
O que é?
O fraudador entra em contato e diz ser do banco ou administradora do cartão de crédito e faz a coleta do plástico para suposta perícia.
EXTRAVIO DE CARTÃO
O que é?
A correspondência que contém seu cartão é interceptada por fraudadores e furtada. Depois, é feito um contato se passando pelo banco com a finalidade de obter a senha do cartão.
Como se proteger?
Nunca desbloqueie seu cartão físico antes de recebê-lo
Não compartilhe a senha do cartão com desconhecidos
Caso entrem em contato alegando fraude ou defeito, não forneça informações sobre o cartão, desligue a ligação e ligue imediatamente para o número de telefone da central de atendimento XP, que consta no verso do cartão.
GOLPE ACESSO REMOTO
O que é?
O fraudador se passa por um funcionário da instituição financeira e argumenta com o cliente que foi encontrada uma vulnerabilidade na conta e que é necessário acessar o dispositivo remotamente para para verificá-lo.
Na sequência, o cliente é orientado a instalar um aplicativo de acesso remoto e, a partir deste momento, o fraudador irá acessar a conta do cliente e realizar transações.
Como se proteger?
A XP nunca irá solicitar acesso remoto ao seu smartphone ou computador para realizar investigação ou configuração do aplicativo
Caso receba uma solicitação suspeita, entre em contato com a gente em nossos canais oficiais.
Pós-Golpe
Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que recebeu uma solicitação suspeita
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Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 4935-2720
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BOLETO FALSO
O que é?
Os fraudadores geram um boleto falso em nome de alguma instituição, loja ou serviço prestado, onde o cliente tenha relacionamento, e entram em contato ou enviam por
e-mail e SMS solicitando o pagamento.
Como se proteger?
Sempre verifique se os últimos dígitos do código de barras correspondem ao valor a ser pago. Com exceção aos boletos de faturas de cartões de crédito, pois nestes casos o último campo poderá vir zerado.
Tente fazer a leitura do boleto com a câmera do seu celular ao invés de digitar. Boletos adulterados geralmente possuem leitura incompatível, obrigando o destinatário a inserir o seu código manualmente.
Muitas empresas não costumam enviar boletos por e-mail. Caso receba, verifique no site da companhia se existem pendências em seu nome. Se houver, emita um novo boleto diretamente no site.
O boleto falso pode apresentar erros que tendem a passar despercebidos. Sempre verifique com atenção os seus dados pessoais, e também veja se há erros ortográficos, muito comuns em comunicações criadas por fraudadores.
Pós-Golpe
Entre em contato com a nossa central de atendimento informando que você pagou um boleto falso
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VENDA ON-LINE DE VEÍCULOS
O que é?
Acontece quando um golpista anuncia um veículo com valores até 30% abaixo da tabela Fipe.
O comprador entra em contato com o anunciante e o fraudador pede um PIX para segurar o negócio
ou agendar uma visita para negociar a venda.
Como se proteger?
Solicite a placa ou o RENAVAM e faça uma pesquisa no sistema do Detran
Jamais realize o pagamento antecipado sem ver o veículo presencialmente antes
Valide a ativação do anúncio junto a plataforma de venda
O ideal é que o primeiro contato seja feito por telefone e não por WhatsApp ou chat
Se recuse a fazer pagamentos em contas de terceiros.
O pagamento sempre deve
ser feito em nome do proprietário do veículo
Pós-Golpe
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Faça um Boletim de Ocorrência
on-line ou presencialmente
Autoatendimento via WhatsApp: +55 11 4935-2720
Telefone: Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4003-3710 l Demais localidades 0800-880-37101
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Veja algumas funcionalidades de segurança que a XP possui para elevar a barra contra fraudes.
Biometria
Geolocalização
Token
Proteger patrimônio
no App XP
Limite de transações Pix e do seu Cartão
de Crédito
Como cadastrar a biometria
A biometria valida as interações no aplicativo e site e também serve para autenticar suas transações financeiras.
No App:
1. No app xp, clique em "ver seu perfil";
2. Clique em configurações;
3. Em seguida clique em Segurança;
4. Biometria facial e siga os passos para cadastro da biometria.
No site:
1. Após o login, no canto superior direito da tela, clique em seu Nome;
2. Clique em Dados Cadastrais;
3. Em seguida, selecione “Biometria Facial";
4. Você pode selecionar pela Webcam do notebook ou clicar em QR Code, para utilizar a câmera do celular.
Caso Selecione QR Code:
1. Abra a câmera do seu celular e aponte no QR CODE.
2. Alguns celulares não possuem leitura de QR CODE instalado diretamente na câmera. Nesse caso, basta instalar no celular um aplicativo leitor de QR CODE e ler o código com ele.
3. Siga as orientações da tela do seu celular e do computador.
Como ativar a geolocalização
A geolocalização é importante para entendermos onde você mais transaciona e considerar essa informação para análises de risco.
Quando o cliente já possui o app instalado:
No iOS:
1. Nas configurações do celular, clicar em ajustes;
2. Em seguida, em APP XP Investimentos;
3. Localização > Durante o uso do app.
No Android:
1. No celular, clicar em configurações;
2. Aplicativos > APP XP Investimentos;
3. Permissões > Ativar local.
Quando o cliente não tem o APP:
1. Instalar o APP XP Investimentos;
2. Acessar com conta e senha > ativar o token;
3. Em seguida o aplicativo vai perguntar se deseja compartilhar a localização;
4. Colocar permitir e a ativação será feita.
Como ativar o token
O token é um segundo fator de autenticação que traz mais segurança durante sua interação no app e site XP.
1.Baixe o aplicativo XP Investimentos;
2. Abra o app e faça seu login. O aplicativo solicitará a ativação do token para prosseguir;
3. Confirme seu número de telefone;
4. Insira o código de validação enviado por SMS. Caso esteja no exterior e está com um número do Brasil cadastrado, clique em “reenviar código” para recebe-lo por WhatsApp;
5. Pronto! Será solicitado uma ação do cliente em digitar o código somente em um acesso ao portal web.
6.Para utilizá-lo na web, clique na seção token no aplicativo. O número de validação será exibido. Só é possível obter o código do token no aplicativo XP Investimentos, pelo celular.
Proteger patrimônio no App XP
Caso você queira desativar os seus investimentos do seu aplicativo, isso já é possível. É mais segurança e tranquilidade para você.
1. Acesse o site oficial da XP: www.xpi.com.br;
2. Coloque o número da conta e a senha;
3. Insira o token solicitado, que é gerado no app da XP. Você poderá acessar o token na tela de login, no canto superior esquerdo;
4. Clique em Minha conta > Preferências de Privacidade > Ocultar informações de investimentos no App XP. Ao selecionar esta opção, você não visualizará seus investimento no app. Para reverter a ação e voltar a visualizar seus investimentos, siga o mesmo procedimento.
Ajuste de limite de Pix, TED e Cartão de Crédito:
Ajustar o seu limite aos seus padrões de gastos possibilita mais segurança.
Para ajustar o seu limite de transações pix, acesse o app xp e siga a rota:
Conta > Pix > Meus limites Pix e configure os limites transacionais que atendam à sua necessidade.
Para cartões, acesse o app xp > cartão > configurações > Limite > Personalizar cálculo do limite dinâmico
e configure seu limite com base nos seus gastos mensais.
Para TED, acesse: conta digital > configurações > meus limites > Ted e faça a configuração.
Importante: você pode solicitar a edição do limite sempre que quiser, na mesma rota.
> Acesse o portal XP via site, em: https://portal.xpi.com.br/
> Digite seu código de cliente e clique na opção que deseja bloquear
2.1 Bloquear conta e cartão (conta investimento + conta digital + cartão físico + cartão virtual)
2.2 Bloquear apenas as contas (investimento e conta digital)
2.3 Bloquear apenas o cartão (físico e virtual )
> Preencha os campos solicitados e finalize a solicitação com a sua senha de acesso.
Outras ações importantes que você pode fazer em seguida:
> Troque a senha do seu e-mail;
> Bloqueie seu celular remotamente;
> Fale com sua operadora;
> Faça um Boletim de Ocorrência;
PRECISA BLOQUEAR SUA CONTA OUSEU CARTÃO?
PROTEJA SEUS DADOS
Agora que você sabe que, quando o assunto
é segurança, a XP tem tudo para ajudar você
a proteger as suas informações. Compartilhe
esse conteúdo para que mais pessoas possam
se proteger contra golpes e fraudes.
POLÍTICA DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA
A política de segurança da informação visa garantir a proteção, a manutenção da privacidade, integridade, disponibilidade e confidencialidade das informações de sua propriedade e/ou sob sua guarda, além de prevenir, detectar e reduzir a vulnerabilidade a incidentes relacionados com o ambiente cibernético, definindo as regras que representam, em nível estratégico, os princípios fundamentais incorporados pelo Grupo para o alcance dos objetivos de segurança da informação.
Fica disponível em nosso site em:
1. Acesse o link: https://www.xpi.com.br/compliance
2. Role até o final da página na seção "Como entregamos nossa visão de compliance""
e clique em Políticas Internas
3. Selecione a aba de Política de Segurança Cibernética
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A privacidade de suas informações é de grande importância para nós, e temos como política respeitar a confidencialidade da informação e a privacidade das pessoas.
Fica disponível no link abaixo:
https://www.xpi.com.br/assets/documents/politica-de-privacidade.pdf
A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. PARA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM FUNDO DE INVESTIMENTO, É RECOMENDÁVEL A ANÁLISE DE, NO MÍNIMO, 12 (DOZE) MESES. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. INVESTIMENTOS NOS MERCADOS FINANCEIROS E DE CAPITAIS ESTÃO SUJEITOS A RISCOS DE PERDA SUPERIOR AO VALOR TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA A RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS. LEIA O PROSPECTO, O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. DESCRIÇÃO DO TIPO ANBIMA DISPONÍVEL NO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. Os produtos de seguros e previdência do grupo XP são comercializados pela XP corretora de seguros LTDA., com código SUSEP Nº10.0628468 e inscrita no CNPJ sob Nº 10.558.797/0001-09 (XPCS). O segurado poderá consultar a situação cadastral desta seguradora/corretora pelo site www.susep.gov.br, por meio do número de registro Susep, razão social ou CNPJ. Os registro do plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação de utilização. OS PRODUTOS DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA DO GRUPO XP SÃO COMERCIALIZADOS PELA XP CORRETORA DE SEGUROS LTDA., COM CÓDIGO SUSEP N° 202022380 E INSCRITA NO CNPJ SOB O N° 10.558.797/0001-09 (“XPCS”). TODOS OS PRODUTOS DISTRIBUÍDOS PELA XPCS PROVEEM DE SEGURADORAS REGISTRADAS NA SUSEP. O SEGURADO PODERÁ CONSULTAR A SITUAÇÃO CADASTRAL DESTA CORRETORA PELO SITE WWW.SUSEP.GOV.BR, POR MEIO DO NÚMERO DE REGISTRO NA SUSEP, RAZÃO SOCIAL OU CNPJ. LEIA O PROSPECTO, O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS E O REGULAMENTO, QUANDO APLICÁVEL, DO FUNDO ANTES DE INVESTIR. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. A RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS. OS RECURSOS DOS PLANOS DE PREVIDÊNCIA SÃO APLICADOS EM FUNDOS DE INVESTIMENTO QUE NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. ESTE FUNDO TEM MENOS DE 12 (DOZE) MESES. PARA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM FUNDO DE INVESTIMENTO, É RECOMENDÁVEL A ANÁLISE DE, NO MÍNIMO, 12 (DOZE) MESES. AS INFORMAÇÕES PRESENTES NESTE MATERIAL TÉCNICO SÃO BASEADAS EM SIMULAÇÕES E OS RESULTADOS REAIS PODERÃO SER SIGNIFICATIVAMENTE DIFERENTES. INVESTIMENTOS NOS MERCADOS FINANCEIROS E DE CAPITAIS ESTÃO SUJEITOS A RISCOS DE PERDA SUPERIOR AO VALOR TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO. DESCRIÇÃO DO TIPO ANBIMA DISPONÍVEL NO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. Para informações ligue para 4003-3710 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-880-3710 (demais localidades). Para clientes no exterior o contato é 55-21-4935-2701. Para reclamações, utilize o SAC 0800 772 0202. E se não ficar estiver satisfeito com a solução, favor entrar em contato com a Ouvidoria: 0800 722 3730. Para deficientes auditivos ou de fala favor ligar para 0800 771 0101 (todas as localidades). PRINCIPAIS FATORES DE RISCOS A aquisição do COE pode implicar nos seguintes riscos: Risco de Crédito da Instituição Emissora: o recebimento dos montantes devidos pelo Emissor ao Investidor está sujeito ao risco de crédito da instituição emissora. Os investimentos em COE não estão garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito; Risco de Interrupção do COE: há eventos que podem ensejar a interrupção da estratégia do COE. Tais eventos podem impactar o COE de forma adversa, podendo inclusive, acarretar em perdas de investimento no respectivo COE. Todas as hipóteses de interrupção do COE estão descritas no Termo de Ciência de Risco de COE, assinado pelo investidor previamente à primeira operação. Risco de Mercado: COE é um instrumento financeiro de investimento com estruturas de rentabilidades que apresentam características de instrumentos financeiros derivativos cujos valores de liquidação dependem dos valores dos Ativos Objetos. Desta forma, o COE é um investimento que apresenta risco de mercado. Oscilações dos valores dos Ativos Objetos podem impactar o COE de forma adversa. Risco de Liquidez: o COE não confere ao Investidor o direito de resgatar antecipadamente os valores investidos, exceto nas hipóteses previstas expressamente neste Documento. Os recursos aplicados na contratação do COE devem ser mantidos até o vencimento. Não há garantia de resgate pelo Emissor antes do vencimento, nem de venda no mercado secundário, em razão de sua liquidez restrita. Risco de Perda de Valor Nominal: No caso do COE classificado como Investimento com Valor Nominal em Risco, o valor investido pode ser total ou parcialmente perdido, sendo que qualquer recebimento do valor incialmente investido somente será assegurado com relação à parcela previamente acordada, considerando-se também a soma de todos os valores pagos em relação ao COE desde a Data de Início até a Data de Vencimento (inclusive). Risco de Alteração da Legislação Tributária: os impostos, taxas, contribuições e encargos que incidam ou venham a incidir no futuro sobre as aplicações em COE serão suportados exclusivamente pelo Investidor.